Quais as vantagens em ser um franqueado?

Para aqueles que vão empreender pela primeira vez, um modelo franchising pode ser a garantia para abertura de uma empresa de sucesso

Muitos brasileiros carregam o sonho de construir um negócio de sucesso, que garanta independência financeira e autonomia no ambiente de trabalho.

Mas empreender não é uma tarefa fácil. Por isso, nesse momento inicial de planejamento da sua empresa, uma dúvida importante pode surgir: é melhor optar por uma franquia ou construir um modelo próprio de negócios?

Números do cenário de franchising no Brasil

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 75% dos negócios criados a partir do zero deixam de existir após dez anos. No caso das franquias, esse número chega apenas a 15%.

Ao se tornar parte de uma rede de franquias, você pode usufruir de todos os aspectos positivos de um modelo que já conta com sucesso aprovado, sem abrir mão da sua independência como empreendedor.

Essa receita pronta de negócio aumenta e muito as chances de sucesso e diminui os riscos associados ao empreendimento.

Segundo informações da Associação Brasileira de Franchising (ABS), em 2019, as franquias alcançaram faturamento total de R$ 186,7 bilhões – o que representa um ganho de 6,8% em relação a 2018.

No setor de serviços, por exemplo, esse índice de melhora chega a 8,7%.

Benefícios de uma marca reconhecida

Construir uma marca com reconhecimento no mercado exige investimento financeiro, tempo de trabalho e a assessoria de profissionais especializados.

Mas, ao optar por um modelo de franquia, um dos grandes benefícios é que você pode usufruir de uma marca que já tem reconhecimento.

Isso quer dizer que quando a franqueadora cresce, o franqueador cresce junto, porque os benefícios de reconhecimento da marca se estendem aos associados.

Além disso, as franquias contam com estratégias e campanhas de marketing em formato de cooperação de rede.

Isso permite que o gestor concentre seus esforços, fundos e planejamento na manutenção direta de outros pontos importantes para o seu negócio.

Orientação especializada

Quando iniciamos uma empresa, é normal que surjam muitas dúvidas.

Dados do Sebrae mostram que a falta de informações sobre fornecedores, aspectos legais, investimento necessário e qualificação adequada da mão de

obra estão entre as principais causas de fechamento de empresas nos primeiros 5 anos.

A inexperiência aliada a ausência de orientações devidas, pode forçar o empreendedor a tomar muitas decisões equivocadas. Mas, com as franquias, esse risco tende a ser muito menor.

Além de um modelo de negócios pronto e estruturado, com produto ou serviço já consolidado e reconhecido entre os consumidores, o franqueado conta com apoio de capacitações e o atendimento de times jurídicos e administrativos que prestam suporte ao investidor.

Investimento a custos baixos e redução nas despesas operacionais

Quando iniciamos um novo negócio, nem sempre é fácil dispor das quantias necessárias para levantar uma empresa do zero.

Além disso, para um negócio dar certo, é necessário um planejamento cuidadoso, que considere todas as possibilidades de risco de um empreendimento.

Mas outra grande vantagem do investimento em franquias é que os custos de operação são baixos e o valor a ser investido fica definido no momento da assinatura do contrato.

Dessa forma, o gestor não é pego de surpresa e a sua empresa tem chances muito maiores de sucesso.

Comentários

Seja franqueado

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Para maiores informações acesse o nosso Aviso de Privacidade.