Quando procurar um Geriatra?

Na infância, precisamos do acompanhamento de um pediatra, já na terceira idade, o profissional para o qual nos voltamos é o geriatra, trata-se do médico que cuida da saúde dos idosos.

Todos irão envelhecer algum dia e chegar na terceira idade, nada melhor para esta fase da vida do que contar com a experiência de um profissional da saúde especializado em idosos. Ter o acompanhamento de um geriatra é essencial para quem busca por qualidade de vida na terceira idade. 

Para sanar dúvidas relacionadas à geriatria, preparamos este artigo com a intenção de ajudar você ou a pessoa idosa pela qual é responsável.

Com o passar dos anos, não basta contar com a genética, por melhor que ela seja, os hábitos que adquirimos com o tempo podem trazer empecilhos para o bem-estar. Para não perder a longevidade, é necessário procurar acompanhamento médico. Afinal, o envelhecimento começa a ser mais veemente a longo prazo a partir dos 30 anos de idade.

Três décadas após o início desse processo natural da vida chamado envelhecimento, doenças ou condições silenciosas podem estar evoluindo sem receber a devida atenção. Daí a importância do acompanhamento médico durante a terceira idade.

O que faz o geriatra?

O médico geriatra é aquele capaz de entender as mudanças sofridas com o passar do tempo por pessoas idosas, sejam elas físicas ou psicológicas. E, quando é visto como necessário, o geriatra pode encaminhar o idoso para um especialista que cuidará de uma questão específica. Ou seja, dentro da especialidade da geriatria, a saúde do idoso é tratada como um todo com a intenção de prover qualidade de vida, bem como quantidade de vida, tendo em vista o aumento da expectativa em nosso país.

De acordo com dados divulgados pelo IBGE em 2020, a expectativa de vida do brasileiro aumentou em 31,1 anos desde o ano de 1940. Pessoas nascidas em 2019 poderiam viver, em média, até os 76,6 anos. 

No Brasil, a expectativa de vida dos homens passou de 72,8 anos em 2018 para 73,1 anos em 2019 e a das mulheres foi de 79,9 anos para 80,1 anos. 

Saiba quando procurar um geriatra

Embora alguns países considerem a terceira idade a partir dos 60 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pessoa já pode ser considerada idosa quando ultrapassa os 65 anos de idade.

Vale lembrar que os hábitos adotados durante a vida podem influenciar em sua saúde, logo, algumas pessoas precisarão procurar por um geriatra antes mesmo de chegar na idade considerada longeva pela OMS. Neste caso, a especialidade pode ser procurada por não idosos também.

Procurar por um geriatra a partir dos 50 anos certamente trará muitos benefícios, como prevenir doenças e a reavaliação de medicamentos de acordo com a idade.

A importância do geriatra

O geriatra é um profissional indispensável quando o assunto é a terceira idade ou a proximidade desta. Seja para pacientes portadores de doenças que podem aparecer com a idade longeva, como Alzheimer, ou para idosos que sentem sua vitalidade ainda em alta.  Independentemente do caso, a presença de um profissional da geriatria em sua vida só trará benefícios.

Comentários

Seja franqueado

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Para maiores informações acesse o nosso Aviso de Privacidade.