Saúde do Idoso importa: entenda sobre as doenças respiratórias na terceira idade.

#idosos #saúde #doençasrespiratórias #sintomas #opapeldocuidador #cuidadoscomosidosos

Com a chegada do inverno, vem também as doenças respiratórias, muito frequentes nesse período do ano. O tempo seco e o ar frio são uns dos principais responsáveis da propagação dessas doenças, principalmente nas crianças e na terceira idade, que mais sofrem nessa época.

As doenças respiratórias advêm de maus hábitos adquiridos durante os anos, como por exemplo, uma longa exposição a poluentes ambientais e o tabagismo. Isso acontece porque, o sistema de defesa dos idosos enfraquece somado às condições climáticas e pode se tornar incapaz de combater os agentes infecciosos devido à idade e ao desgaste natural dos órgãos e as funções do corpo.

Neste artigo, iremos abordar as principais doenças respiratórias em idosos, sintomas comuns, cuidados básicos para melhorar a qualidade da sua saúde e como o cuidador pode ajudar quando o idoso possui alguma doença respiratória.

Conheça as principais doenças respiratórias em idosos.

Com o envelhecimento, o pulmão, se torna menos elástico e acaba debilitando a capacidade de limpar as impurezas provenientes do ar, que são inspiradas por meio dos mecanismos chamados “cílios”.

Algumas das doenças respiratórias mais comuns na terceira idade incluem:

- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC);

- Enfisema Pulmonar;

- Pneumonia;

- Bronquite Crônica;

- Asma.

Porém, são doenças que, quando reconhecidas os sintomas, possuem tratamentos específicos. Por isso, é importante buscar ajuda de um médico especialista para diagnosticar o tipo de doença respiratória e assim, realizar o procedimento mais adequado.

Você sabe quais são os sintomas comuns das doenças respiratórias na terceira idade?

As doenças respiratórias possuem muitos sintomas em comum, que podem ser confundidas quando frequentes. Alguns sintomas são: chiado no peito, febre, tosse, fadiga, falta de ar e secreções via nasal.

Mas nos idosos, muitas vezes, esses sintomas podem se manifestar com rapidez e intensidade. Por exemplo, a pneumonia, apesar de ter sintomas comuns, podem causar alteração na pressão arterial. E isso ocorre porque os agentes infecciosos presentes no ar, causam uma infecção pulmonar.

Por isso, é necessário cuidados básicos para que a saúde do idoso não fique comprometida! Leia a seguir no próximo tópico!

Cuidados básicos que podem melhorar a saúde do idoso em períodos frios!

Algumas doenças podem ser evitadas com alguns cuidados do dia a dia! Por isso, separamos algumas dicas importantes para cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida do idoso:

- Beber bastante água;

- Consumir vitamina C;

- Evitar ambientes muito fechados e sem circulação de ar;

- Fazer uso de vitamina D3 em forma de suplemento alimentar, com acompanhamento médico;

- Lavar as mãos: a higiene pode evitar infecções causadas por microrganismos que estão nas mãos e levamos até os olhos, boca ou nariz. Se não puder lavar com água e sabão, use álcool em gel.

Como o cuidador pode auxiliar quando o idoso possui doença respiratória?

Com o processo natural de envelhecimento, ocorre o limite das funções do sistema imunológico e com isso, as doenças respiratórias na terceira idade tornam-se mais predominantes.

Então, é essencial que o cuidador de idosos conheça os riscos e as condições a que seus pacientes estão submetidos para auxiliarem a família e até mesmo o idoso.

Alguns cuidados necessários do cuidador com o idoso são:

- Manter a cabeceira da cama elevada;

- Realizar a higiene oral adequadamente;

- Manter o idoso sentado durante as refeições;

- Manter a nutrição adequada, dando preferência a alimentos naturais e vegetais;

- Realizar exercícios físicos regularmente;

- Tratar corretamente e com muita disciplina as doenças respiratórias na terceira idade.

Cuide da saúde do idoso! Tenha um profissional da Amor & Cuidado para a segurança e bem-estar da sua família e de quem você ama!

Comentários

Seja franquiado

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Para maiores informações acesse o nosso Aviso de Privacidade.