5 atividades essenciais para o desenvolvimento infantil

Segundo o psicólogo Lev Semionovitch Vygotsky (1896 – 1934), o desenvolvimento de um ser humano se dá através da aquisição de conhecimento em relação a tudo o que foi construído socialmente ao longo da história. No ambiente escolar, isto significa interação com outros indivíduos e com o meio em questão. Para Vygostky, a compreensão da cognição e aprendizagem humanas são fenômenos sociais e culturais, e não individuais.

A criança interioriza o que é vivenciando na escola e assim ocorre sua evolução. Mas para que o desenvolvimento infantil seja bem-sucedido, não basta apenas internalizar o que é aprendido no ambiente escolar, existem atividades essenciais para que a criança se desenvolva ao longo de seus primeiros 5 anos. Por isso, listamos 5 atividades indispensáveis para a evolução das crianças.

1. Atividade cultural 

Desenvolvimento cognitivo e atividades culturais conversam muito bem, pois através da cultura a criança se conecta com o mundo. A atividade cultural estimula a coragem e a memória, sem falar no auxílio da descoberta de novas áreas, talvez alguma que cative a criança e lhe desperte interesse para quando chegar à vida adulta.

2. Atividade física 

Incentivar a criança a deixar o sedentarismo de lado é de suma importância para o desenvolvimento motor. Atividades em grupo que ajudem na capacidade física são sempre bem-vindas, pois auxiliam também na sociabilidade e no senso de disciplina.

Brincadeiras clássicas como pular corda e pega-pega podem ser uma forma divertida de influenciar no desenvolvimento motor das crianças. Mas vale lembrar que até mesmo os “pequenos” precisam se preparar para tais atividades, é neste momento o alongamento entra em cena. Principalmente a partir dos 5 anos de idade, o alongamento traz muitos benefícios. Não há necessidade de começar com um alongamento rico em detalhes, para crianças é deve-se iniciar a atividade com algo simples.

3. Exercícios de simetria

Noções de espaço e tempo são aprendidas durante a primeira infância, quando uma criança chega aos 7 anos, ela já domina esses conhecimentos. A estruturação espacial e temporal ajuda a criança a se perceber melhor, dominar seus gestos e se situar em algum espaço.

Exercícios divertidos de simetria, que podem envolver livros de colorir, tem efeito direto na organização espacial da criança, por conta do estímulo gerado para seu raciocínio e lógica.  

4. Contação de histórias

A atividade de lazer que se tornou profissão trabalha a atenção durante a infância e estimula a memória, além de ajudar na construção da criança como indivíduo no meio social. Outro benefício de contar histórias é a expansão da linguagem, com a criança tomando conhecimento de novas palavras e tendo o gosto pela leitura despertado.

5. Faz de conta

Atividades lúdicas com regras claras fazem bem para o crescimento mental, mas brincar de faz de conta, permitindo à criança criar seu próprio mundo e suas próprias condições para este ambiente, permite-a fazer descobertas importantes sobre si e aprender lições que podem ser levadas para sua vida adulta no futuro.

Investir em atividades que agregam à evolução dos pequenos resulta em benefícios valiosos para além da vida infantil, o desenvolvimento da sua criança agradece.

Comentários

Seja franqueado

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Para maiores informações acesse o nosso Aviso de Privacidade.