Com a perspectiva de vida aumentando, pessoas idosas vivem mais de 76 anos atualmente no Brasil. Mas para que essa perspectiva seja alcançada ou até mesmo superada, é preciso tomar precauções.
Assim como acontece em todo Outubro Rosa, o mundo se une para alertar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Apesar das campanhas sobre prevenção apresentarem mulheres de menos idade, são as idosas que correm mais riscos de desenvolver o câncer de mama. O risco de desenvolver câncer na terceira idade é 11 vezes maior em comparação com mulheres de idade inferior.
O autoexame
O câncer de mama na terceira idade é menos agressivo, o que não significa menos preocupante. Já que a falta do hábito de fazer o autoexame pode dificultar o tratamento ou levar a um quadro grave, vale lembrar que cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres.
Como fazer o autoexame:
O autoexame pode ser feito de três formas diferentes: em pé, em frente ao espelho ou deitada.
Em frente ao espelho:
- Posicione-se em frente ao espelho;
- Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
- Coloque as mãos na cintura fazendo força;
- Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
- Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.
Em pé (pode ser feito durante o banho)
- Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
- Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
- Divida o seio em faixas e faça uma análise devagar em cada uma delas. É preferível que use as pontas dos dedos e não as pontas das unhas;
- Sinta a sua mama;
- Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
- Repita os movimentos na outra mama.
Deitada
- Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita;
- Sinta a mama com movimentos circulares, sempre fazendo uma leve pressão;
- Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);
- Depois apalpe as axilas;
- Inverta o procedimento para a mama esquerda.
Caso sinta algum nódulo ou alguma mudança na textura, no tamanho do seio, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia. Só assim haverá certeza se há um câncer de mama ou não.
O tratamento é possível na terceira idade?
Descobrir um câncer de mama depois dos 60 não significa que não será possível combatê-lo, especialmente se o nódulo for descoberto em estágio inicial, por isso a importância do diagnóstico precoce. Mesmo sendo um tratamento que pode apresentar efeitos colaterais, a idade, por si só, não é um fator limitante para o tratamento.
Como prevenir o câncer de mama?
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), levar uma vida saudável pode reduzir em 28% o risco de desenvolver câncer de mama. Para isso, é necessário praticar atividades físicas, ter boa alimentação, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e controlar o peso.
Agora que você está melhor informada sobre o câncer de mama, compartilhe este artigo com quem você acha que precisa conhecer tais informações.