4 doenças que mais atingem a coluna dos idosos

Pessoas idosas sofrem mais do que indivíduos de idades inferiores com dores nas costas, não é incomum ver idosos em clínicas ortopédicas para tratar algum problema de coluna. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, 18,5% da população adulta do Brasil é acometida por doenças crônicas da coluna, trata-se de cerca de 27 milhões de pessoas em nosso país. Embora os idosos não sejam os únicos que apresentam problemas na coluna, já que todas as faixas etárias sofrem com situações do gênero, são as pessoas de terceira idade que compõem a maior parte desse número.

Diversos são os fatores que podem influenciar no surgimento das dores nas costas, entre eles estão a falta de atividades físicas, hábitos saudáveis, doenças crônicas pré-existentes, além do próprio avanço da idade. Neste artigo, apresentaremos a você os principais males da coluna para os idosos brasileiros e quais são as principais formas de prevenção para tais problemas.

As doenças na coluna e a terceira idade 

É sabido que até 85% da população pode ter sentido dor na coluna ao menos uma vez na vida, os cidadãos idosos ocupam 28% da totalidade. Isso mostra que o envelhecimento pode trazer consigo doenças na coluna, bem como em ossos de outras partes do corpo. Mas qual o motivo disso acontecer? As razões são fisiológicas, o que significa que elas estão relacionadas ao funcionamento do organismo diante do processo natural de envelhecer.  

Com a idade, também vem a redução massa óssea e a dificuldade de manter a postura correta, o que contribui para maior dificuldade da conservação da coluna. 

As principais doenças da coluna na terceira idade

1. Osteoartrite 

Também conhecida como artrose, a osteoartrite é uma doença que causa o enrijecimento das articulações por conta do desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, prejudicando o movimento e causando dor ao longo do dia.

2. Osteoporose 

Talvez a mais conhecida da lista, a osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas.

3. Hérnia de disco 

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com maior frequência na região lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. O desgaste da estrutura da coluna faz com que o disco intervertebral saia de sua posição e comprima raízes nervosas.

4. Osteofitose 

Também conhecida como bico de papagaio, é uma doença que ocorre quando há um crescimento anormal dos ossos em torno do disco intervertebral. A desidratação do disco permite com que ele seja comprimido.

Evitando dores e doenças na coluna

Para evitar, mesmo na terceira idade, que a coluna sofra com esses males, é preciso introduzir ao seu dia a dia práticas como manter uma postura correta, praticar exercícios regularmente e ter uma dieta balanceada, o que ajudará a evitar também dores não relacionadas a doenças. Caso haja alguma dúvida sobre se você está ou não sofrendo com algum problema de coluna, entre em contato com o seu médico para uma avaliação detalhada.

Comentários

Seja franqueado

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Para maiores informações acesse o nosso Aviso de Privacidade.