Idosos na pandemia: quais cuidados tomar

A pandemia de coronavírus deixa vulnerável uma parcela importante da população, os idosos, que se trata do grupo de maior risco por serem pessoas com imunidade fragilizada. Em tempos de distanciamento social, os cuidados com os idosos devem ser redobrados.

Depois do distanciamento, a forma mais simples de prevenir a infecção é fazendo o uso de máscara, acessório que se tornou obrigatório no dia a dia fora de casa. Mas para impedir que os idosos tenham contato com o vírus também é necessário utilizá-la ao se aproximar da pessoa que está recebendo os cuidados.

A higiene do cuidador

O trabalho do cuidador já começa antes mesmo de chegar na residência do idoso, redobrando a atenção para não levar as mãos aos olhos e boca, principalmente se tratando de pessoas que se locomovem com transporte público. 

É sempre bom ter álcool em gel em mãos, o que não descarta o fato de que é preciso evitar abraços, beijos ou apertos de mãos ao encontrar algum conhecido na rua. 

Ao chegar na residência do idoso, deve-se lavar bem as mãos, retirar a máscara e em seguida tomar um banho para vestir outra roupa e fazer o uso de outra máscara, só assim os trabalhos poderão ser iniciados.

Cuidados com as máscaras

Lembre-se de não usar a mesma máscara por mais de um dia;

Em caso de máscara descartável, o descarte deve ser feito imediatamente após a remoção;

Não tocar a parte frontal da máscara;

Retirar a máscara pelas amarras ou alças.

Precauções com o físico do idoso

Se houver um local na casa ou apartamento para que o idoso possa tomar um banho de sol por pelo menos 15 minutos por dia, nos horários corretos, não deixe de o incentivar a absorver vitamina D diariamente.

Exercícios físicos que não exigem mais do que a pessoa idosa pode oferecer e boa alimentação também são palavras-chave para o bem-estar durante tempos tão desafiadores para a população idosa. Caso não seja possível inserir exercícios físicos na rotina, o foco é na alimentação mais indicada ao idoso.

Na cozinha

A pessoa responsável por lavar a louça deve fazer o uso de luvas descartáveis;

Não compartilhar talheres e copos;

Sempre que possível, fazer o uso de uma esponja nova.

A saúde mental do idoso durante a pandemia

Mesmo com a presença de um profissional, o idoso em isolamento pode se sentir solitário por não ter muito contato com a família, mas isso pode ser facilmente resolvido com chamadas de vídeo.

No caso de pessoas com declínio cognitivo causado por doenças demenciais como o Mal de Alzheimer, o cuidador deve estar sempre alerta para que não haja o contágio por objetos ou pessoas.

Dicas valiosas de limpeza

Não basta apenas fazer a limpeza da residência com maior frequência, também é necessário:

Limpar objetos de uso do idoso com álcool 70%;

Deixar o ambiente receber ventilação natural;

Frascos de álcool em gel devem estar ao alcance do idoso e do cuidador. 

Adotar maiores medidas que assegurem a saúde da pessoa de terceira-idade e do cuidador nunca é demais durante uma pandemia. Afinal, o cuidador precisa, entre outras funções, promover o bem-estar do idoso.

Comentários

Seja franqueado

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Para maiores informações acesse o nosso Aviso de Privacidade.