Cuidados com idosos que possuem Alzheimer

O Alzheimer é uma doença progressiva que destrói a memória, degenerando e matando células cerebrais, fazendo com que funções importantes do cérebro não possam mais ser exercidas. Descoberta por Alois Alzheimer em 1906, a doença segue sem cura, mas o tratamento controla os sintomas temporariamente e retarda seu agravamento. 

A pessoa idosa com Alzheimer – mesmo em tratamento – precisa de muitos cuidados, mas separamos algumas dicas que podem lhe ajudar na hora de cuidar de uma pessoa idosa portadora da doença.

Rotina

É preciso que o portador de Alzheimer tenha a mesma programação para seguir durante todos os dias. Manter horários para atividades como comer, se exercitar, tomar banho e até mesmo dormir, ajuda a evitar que o idoso fique estressado. 

Atividades físicas

Como dito no tópico anterior, exercícios podem ser implementados na rotina da pessoa de terceira idade com Alzheimer. Claro que tudo deve ser feito de acordo com as limitações físicas do idoso. Algumas sugestões são: caminhadas dentro de casa e alongamentos simples.

Porque o cuidador é tão importante para o idoso

Retire ou cubra espelhos

O paciente com uma doença demencial pode esquecer até mesmo de sua própria imagem. Para evitar sustos, cobrir ou retirar espelhos de determinados ambientes é a melhor solução no caso de alguém que já não se reconhece mais. Ao ver seu reflexo, o idoso pode ficar confuso, assustado ou acabar conversando consigo mesmo.

Evite assistir telejornais 

Não há nada de errado em se manter informado, mas notícias trágicas podem mexer com a mente do paciente e deixá-lo angustiado, por esse motivo, é melhor evitar assistir noticiários quando o idoso está por perto, especialmente noticiários policiais. 

Contato social

Em tempos de distanciamento, a forma de manter o contato social da pessoa com Alzheimer é através do cuidador e de membros da família que residem na mesma casa. É recomendado que apenas um cuidador tenha contato com o idoso, seguindo todas as medidas de higiene para evitar contato com o coronavírus. 

O contato social ajuda a retardar o avanço da doença, por isso a interação por parte da família que reside junto do idoso é de suma importância.

Conheça os 3 estágios do Mal de Alzheimer

Elimine os riscos para o idoso

Sejam tapetes que podem fazer com que o idoso com Alzheimer escorregue ou um vaso que possa ficar em seu caminho, qualquer risco à pessoa longeva portadora da doença deve ser eliminado para evitar acidentes que podem machucá-lo e agravar sua condição.

Cuidados com a higiene

O paciente perde sua independência aos poucos por conta do Mal de Alzheimer, dificultando a realização de atividades que antes eram simples, como se manter limpo durante uma refeição ou tarefas de higiene pessoal, que passarão a ter o auxílio do cuidador.

Diante da situação de ter um parente com Alzheimer, os familiares podem se sentir culpados por não haver o que fazer para curar a doença, mas ao contratar um cuidador, já fica nítido o quanto a família se importa com o bem-estar da pessoa idosa, a ponto de contratar um profissional que pode oferecer o melhor cuidado.

Entre em contato com a Amor & Cuidado e tenha um cuidador especializado.

(61) 4101-0636 
Lago Norte: (61) 99688-2120 
Demais regiões: (61) 98210-0787 

Comentários

Seja franqueado

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Para maiores informações acesse o nosso Aviso de Privacidade.