5 maneiras de manter os idosos ativos durante a pandemia

Em tempos onde o Brasil ainda não se vê livre dos efeitos da pandemia de COVID -19, idosos – mesmos os já vacinados – permanecem precisando fazer o uso de máscara e mantendo o distanciamento social até que a situação seja mais favorável para todos. Então, com a pessoa longeva precisando permanecer em quarenta, como é possível mantê-la ativa nos tempo atuais? Existem algumas formas de fazer com que os idosos fiquem livres da sensação de abandono, tão comum na terceira idade, que acaba sendo potencializada diante da necessidade de permanecer em casa. Separamos 5 formas de manter os idosos ativos durante esse período.

Exercícios físicos

Os músculos passam a enrijecer com o avanço da idade, por esse motivo, o alongamento é indicado antes de qualquer exercício físico, dentro dos limites físicos da pessoa longeva – preferencialmente algo indicado ou aprovado pelo geriatra. Os exercícios permitem que o idoso esteja ativo, além de prevenirem enfermidades comuns na terceira idade.

Entre os exercícios que podem ser feitos dentro de casa, está o Yoga, prática milenar indiana que ajuda os mais velhos com a melhoria do fluxo sanguíneo. Para os idosos que possuem piscina em casa, a hidroginástica é uma ótima indicação, já que o exercício ajuda na melhora do ritmo cardíaco. 

Jardinagem

Além de trazer benefícios para a cognição e a concentração, a jardinagem é um tipo de exercício físico que o idoso faz sem perceber, pois vários são os movimentos exigidos para a realização da prática. É preciso se abaixar, levantar, se alongar para pegar algo, entre outras ações. Caso o idoso possa se deslocar dessa forma, a jardinagem é mais do que bem-vinda.

Videogame 

Mesmo os idosos podem se interessar por jogos eletrônicos, que trarão benefícios para a cognição da pessoa de terceira idade com as tarefas que precisam ser resolvidas para alcançar o objetivo. O videogame também é uma mão na roda quando se fala em coordenação motora, memória e raciocínio lógico.

Porque o cuidador é tão importante para o idoso

Jogos de mesa

Para quem tem interesse em algo mais tradicional, os jogos de mesa não ficam atrás. O dominó, além de ser uma atividade social junto do cuidador, é uma forma de terapia ocupacional, aliviando o sentimento de solidão durante tempos tão desafiadores. A autoestima do idoso é outro aspecto importante que é potencializado por jogos como o dominó e o tênis de mesa.

Música

A música é terapêutica e ajuda pessoas em diferentes fases da vida, não seria diferente na terceira idade. A música desperta a vontade de cantar, até mesmo de dançar, sendo uma das formas mais eficazes de manter o idoso ativo durante a quarentena. Além do simples ato de escutar o seu disco favorito, quem toca algum instrumento usufrui de outros benefícios da música, como os que são referentes ao raciocínio lógico. 

É uma responsabilidade do cuidador não permitir que o idoso se sinta abandonado ou fique entediado, especialmente durante o atual momento. Caso o idoso possa e tenha interesse, insira uma ou mais das atividades apontadas nesta publicação em seu dia a dia, os resultados com certeza serão perceptíveis.

Comentários

Seja franqueado

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Para maiores informações acesse o nosso Aviso de Privacidade.