5 dicas para melhor cuidar do seu recém-nascido

As dúvidas podem tomar conta das mentes dos papais e mamães de primeira viagem, ter uma rotina de cuidados se faz necessária para agir corretamente com o seu recém-nascido. Afinal, criar um bebê em seus primeiros meses não é uma tarefa fácil. Por isso, listamos 5 dicas para cuidar corretamente do deu pequeno.

1. Trocando as fraldas

O primeiro momento de dificuldade para quem está cuidando de um bebê pela primeira vez pode ser a troca de fraldas, já que muitos tiveram pouco ou nenhum contato com a atividade antes de precisar trocar a fralda da própria criança. Sendo este um momento bastante frequente na vida dos pais, é bom ter em mãos o necessário para deixar o bebê limpinho novamente.

Um algodão com água morna é uma alternativa perfeita aos lencinhos umedecidos, o motivo para fazer essa opção está no fato de que os famosos lencinhos têm em sua composição químicos que podem causar alergias na pele do bebê. Após passar o algodão, utilize uma solução para limpeza que não necessite de enxague, assim o bebê estará pronto para receber uma nova fralda.

2. Lidando com as cólicas 

A partir da terceira semana, o bebê pode chorar por conta do desconforto causado pelas cólicas que geralmente aparecem nesse período. Para promover o alívio da dor, deve-se fazer massagens indicadas pelo seu pediatra com compressas de água morna, evitando o contato direto com a pele do recém-nascido. Se for necessário, o médico poderá indicar medicamentos para o alívio das cólicas.

3. Banhos de sol

Em caso de recomendação de banhos de sol por parte do pediatra, o bebê não deve ficar exposto aos raios solares por mais de 15 minutos. Por conta da delicadeza da pele, este banho de sol deve ser aplicado apenas nas pernas do recém-nascido.

Lembre-se de não aplicar filtros solares químicos em bebês, estes são recomendados apenas para crianças maiores de 2 anos. Para que o sol não cause nenhum dano à pele do pequeno, os melhores horários para o banho de sol são antes das 10h da manhã e entre às 16h e 17h da tarde.

Algumas vantagens do banho de sol para bebês:

  • Ajuda na imunidade;
  • Aumento na absorção de fósforo e cálcio;
  • Auxílio no crescimento dos ossos;
  • Ajuda a prevenir o raquitismo.

4. Cuidados para segurar o bebê

Recém-nascidos não possuem o controle dos movimentos da cabeça, para evitar que o bebê caia para trás ao segurá-lo é preciso deslizar a mão pelas costas, em caso de o bebê estar deitado, até que o pescoço se apoie no seu antebraço, para que assim ele possa ser pego em posição horizontal, com menor movimentação possível. Lembre-se de fazer tudo com muita delicadeza.

5. Banhando o recém-nascido corretamente

Médicos recomendam que durante o primeiro mês de vida, o banho do bebê comece com ele enrolado em uma toalha tendo apenas a cabecinha sendo lavada, para só depois a toalha ser retirada e o pequeno ser colocado na banheira, com água de preferência a 36 graus (água morna), para finalmente poder ser suavemente ensaboado. As orelhas do bebê podem ser limpas com água e algodão, assim como os olhinhos. É preferível que o banho seja de curta duração. 

Comentários

Seja franqueado

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Para maiores informações acesse o nosso Aviso de Privacidade.